Oi gente!
Hoje, vou responder o e-mail que muitas pessoas mandaram para o minhavidasemgluten@gmail.com
Afinal, o que é glúten?
O glúten é uma proteína sem valor nutricional composta pelas cadeias longas de gliadina e glutenina. Ele está presente principalmente nos produtos e derivados do trigo, da cevada, do centeio, da aveia e do triticale (mistura de trigo e centeio).
Não contém glúten: Arroz, milho, soja, quinoa, farinhas de frutas (farinha de banana, maçã, coco, etc), semente de girassol ou amaranto, cana-de-açúcar, mandioca, cenoura, batata, abóbora, inhame, sorgo, chia, todas das frutas, dentre muitos outros.
A principal doença relacionada ao consumo do glúten é a Doença Celíaca. As pessoas portadoras desta doença tem hipersensibilidade ao Glúten, nelas o Glúten provoca danos na parede do intestino delgado impedindo uma digestão normal. É uma reação do sistema imunológico, um anticorpo é criado conta o glúten. Estima-se que 1 em cada 214 brasileiros portem a doença. A atriz Isis Valverde de 25 anos, tem a doença e descobriu aos 19 anos.
Eu tenho Doença Celíaca e depois que retirei o Glúten da minha dieta minha vida mudou para melhor. Eu tinha muito sono, falta de concentração, sentia cansaço o dia todo e tinha a ferritina muito baixa (mais importante proteína de reserva do ferro).
A intolerância também pode ser demostrada através da Dermatite herpetiforme.
A Doença Celíaca é crônica, logo, a dieta isenta de glúten deve ser seguida para o resto da vida.
--> Muito importante dizer que, mesmo quem não tem restrição nenhuma ao glúten, sua ingestão em excesso pode causar a diminuição da serotonina, o que pode levar a um quadro depressivo. Seu consumo excessivo também pode levar ao aparecimento da artrite psoriática ou psoríase.
Portanto, a retirada do glúten traz benefícios para a silhueta de todos já que reduz o inchaço abdominal, melhora a atividade do intestino e também diminui a compulsão alimentar.
É isso, espero ter clareado um pouco as dúvidas de todos. Qualquer outro esclarecimento é só mandar e-mail para o minhavidasemgluten@gmail.com
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário